Expressão feminina na Aldeia Kumenê
Kumenê, situada à margem do Rio Urucauá, Oiapoque, Estado do Amapá, é a maior aldeia do povo Palikur. Em agosto realizamos atividades com as mulheres Palikur para incentivar uma maior participação nas atividades e decisões na aldeia e na Associação de Mulheres Indígenas em Mutirão – AMIM.
30 mulheres participaram uma vez ou outra e um pequeno grupo esteve presente em tudo. O tema principal de nossa conversa foi a importância da mulher para si, para sua família e na comunidade. A base da conversa foi mulheres na Bíblia e mulheres indígenas – na sua comunidade e que conhecem por notícias. Falamos também da saúde da mulher: número e espaçamento de filhos, atenção ao corpo. E concluímos com um olhar estudioso ao livro “Ser Liderança Indígena: um Desafio”, realçando o papel da mulher na elaboração de políticas indígenas.
Todos ganharam uma cópia do livro e pintaram com esmero e alegria desenhos que estimulavam conversas sobre as mulheres na figura. O Mensageiro sobre Mulheres Indígenas (Nº 63 pp88 a 92) foi de grande utilidade na conversa sobre saúde da mulher.
Falaram também com orgulho da horta medicinal em frente do posto de saúde, incentivada pelo médico cubano residente na aldeia. Inclusive pretendem levar desenhos e receitas de plantas que curam para a assembléia da AMIM em setembro.