4º CONGRESSO MISSIONÁRIO NACIONAL: A Alegria do Evangelho para uma Igreja em saída
Recife, 07 a 10 de setembro de 2017
A Igreja está convocada para dois importantes eventos: o 4º Congresso que acabamos de celebrar com o tema: “Alegria do Evangelho para uma Igreja em saída” e o 5º Congresso Missionário Americano ( CAM 5) nos dias 11-15 de julho de 2018 em Santa Cruz de la Sierra (Bolívia), com a temática: “A Alegria do Evangelho, coração da missão profética, fonte de reconciliação e comunhão”. Ambos os eventos querem fortalecer na América e no Brasil a identidade e o compromisso missionário para um dinamismo de saída, numa atitude missionária.
No Congresso Missionário éramos presentes cerca de 700 delegados vindos de todo o Brasil, 20 do PARÁ. Como diz o documento preparatório: “O 4º Congresso tem, por objetivo central, impulsionar as Igrejas no Brasil para um dinamismo de saída e caminhar juntos no testemunho da alegria do Evangelho, da comunhão e do profetismo, ‘com compromisso com as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens e das mulheres de hoje, sobretudo dos pobres e de todos aqueles que sofrem’(GS1)
Os temas foram abordados por 07 conferencistas que empolgaram a plateia: O Evangelho é alegria porque é Boa Notícia; é experiências do encontro de Deus que se interessa por nós, aliás nos ama; a Igreja se constrói na sinodalidade, isto é participação e comunhão ativa de todos os seus membros e na profecia em vista de criar um mundo mais justo e santo.
Momento forte, para mim, foi o testemunho dos mártires da caminhada, boa parte deles companheiros de luta e de sonhos. Marcou-nos a marcha até a Igreja das Fronteiras, moradia de Dom Helder Câmara durante 32 anos. Os mártires nos estimulam em nosso compromisso missionário e também são testemunho vivo da esperança da ressurreição e da vitória.
Mas o que mais me marcou foi a acolhida do povo nordestino em suas casas. A família que me hospedou junto com padre Leonardo, de Óbidos, continuava repetindo: “A vinda de vocês é uma benção para nós” Não era uma simples maneira de falar, era, de fato, a experiência de receber Jesus em sua casa. Esta atitude esclarece de que maneira a Igreja é uma Igreja em saída: ela se aproxima dos pobres não apenas por dever, mas por paixão. A Igreja é em saída quando vai ao encontro de Cristo. Isto significa dar um copo de água em seu nome. A hospitalidade se torna sacramento do encontro com Cristo.
Mais uma vez o povo nos evangeliza e nos ensina o caminho do ser cristão, discípulo de Jesus.
O que recebemos é uma riqueza que temos que partilhar em nossas comunidades